Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Imprensa Notícias 2021 setembro Oficina de capacitação para o uso do SIRAF-NE esclarece dúvidas dos cooperados
01/09/2021 - 12h55m

Oficina de capacitação para o uso do SIRAF-NE esclarece dúvidas dos cooperados

O sistema pretende agilizar ofertas e vendas de produtos da agricultura familiar em Alagoas

Oficina de capacitação para o uso do SIRAF-NE esclarece  dúvidas dos cooperados

Oficina de capacitação para o uso do SIRAF-NE esclarece dúvidas dos cooperados

Por Giselly Vitória (estagiária sob supervisão)

 

 

A Escola de Governo de Alagoas recebeu representantes de cooperativas vinculadas à agricultura familiar para apresentar o Sistema Regional da Agricultura Familiar no Nordeste (SIRAF-NE) como uma nova ferramenta para divulgar e vender produções agrícolas. Antes, os agricultores utilizavam o aplicativo Agro+Perto.

Além dos cooperados, o evento teve a presença da especialista e responsável pela implantação do novo sistema em Alagoas, Renata Lelis, que ministrou a oficina de capacitação para o sistema.

 

Oficina de capacitação para o uso do SIRAF-NE esclarece  dúvidas dos cooperados

 

“O sistema resultou de um projeto que foi desenvolvido dentro da Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento e a implementação de programas em políticas públicas ligadas à agricultura familiar. O sistema informatizado tem basicamente o cadastro dos agricultores e das cooperativas onde você pode encontrar e realizar ofertas dos produtos da agricultura familiar”, falou.


Representando o Sebrae-AL, Pollyana Bellotti participou do evento e pôde tirar algumas dúvidas relacionadas ao sistema.

 

“A nossa expectativa é que tenhamos um sistema assertivo, eficaz e com dados em tempo real, para muitos deles tomar alguma decisão sobre a agricultura familiar do estado, pois somos carentes de informações como esses dados”, ponderou. 

 

Natanael Santos integra a cooperativa Coopaq em Matriz do Camaragibe há cerca de um ano, e comentou sobre a expectativa de utilizar o novo sistema do Siraf. “Sobre produções, essa ferramenta vai facilitar muito a vida de quem produz e de quem vende. E tudo isso só vai agregar e melhorar o nosso meio”, disse.



SIRAF

 

O Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar no Nordeste (SIRAF-NE) tem como propósito, a ampliação da participação de agricultores familiares no processo de compras governamentais e disponibilização de seus produtos a outros mercados.

 

Oficina de capacitação para o uso do SIRAF-NE

Desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a  ferramenta abrange todos os estados do Nordeste com o financiamento de um convênio financiado através de um convênio entre o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e Uern com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), via Universidade Federal de Viçosa.

 

Para efetuar o cadastro, é preciso acessar a plataforma oficial do sistema. Em caso de dúvidas, o site dispõe de um manual que explica passo a passo de cada uma das etapas fundamentais para o registo no banco de dados do SIRAF-NE.

Para mais informações, acesse: https://sirafne.uern.br/#

Ações do documento